Gramado RS
REDECIDADES
portoalegre.net
carazinho.net
passofundo.net
tapera.net
viamao.net
soledade.net
novohamburgo.net
cruzalta.net
guaiba.net
caxias.net
lagoadostrescantos.net
saoleopoldo.net
espumoso.net
pelotas
   

 

 

ff

 

WM Internet

 

Pesquisa personalizada
 

CIDADE

PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO
Clique aqui

Gramado é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, a uma latitude 29º 22' 44" sul e a uma longitude 50º 52' 26" oeste, estando a uma altitude de 830 metros. Sua população estimada em 2007 era de 31.655 habitantes. Possui uma área de 237,019 km². Seu principal acesso se dá através da RS-115 embora também seja atendida pelas rodovias RS-235 e RS-373.

Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural. A cidade é o terceiro destino turístico mais visitado no Brasil.

Nome do Município Gramado
Área 237 Km²
Código de Área (DDD) 054
População Urbana 31.161
Voltagem 220v
Colonização Italiana, alemã, portuguesa e sirio-libanesa. 
Altitude 885m do nível do mar
CEP: 95670-000
 


HISTÓRIA

A região de Gramado foi desbravada inicialmente por descendentes de açorianos, os chamados tropeiros, que utilizavam a região para o descanso do gado. A região permaneceu quase despovoada até 1913, quando começaram a chegar os descendentes de imigrantes alemães e italianos, os quais somaram suas características culturais ao povoado em formação.

Gramado foi desmembrado de Taquara e São Sebastião do Caí. Os primeiros moradores da região não eram elementos estrangeiros e teriam ali se estabelecido em 1875. Tempos após, em 1913, colonos descendentes de alemães e italianos ali se estabeleceram, iniciando o povoamento.

Sua denominação parece ter-se originado de um pequeno campo que ali havia e que servia de lugar de repouso.

É sabido que Gramado é um município filho de Taquara e neto de Santo Antônio da Patrulha. "O movimento emancipacionista de Nova Petrópolis foi precipitado pelo fato de que Gramado desejava emancipar-se de Taquara e para garantir a população necessária, propôs anexar Linha Araripe, Linha Brasil e Linha Imperial".

A população destas linhas até já tinha assinado as linhas de adesão a Gramado, quando se iniciou o movimento emancipacionista de Nova Petrópolis, incentivada por São Sebastião do Caí. Da discussão, ficou com Gramado a parte já mencionada. Existem registros de quatro topônimos, ao menos, anteriores ao nome "Gramado".

O município de Gramado foi criado pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara.

 
Clima
O município de Gramado pertence a zona climática Cfb, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima subtropical úmido temperado. No verão, temperatura amena, em torno de 22°C, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0ºC, fortes geadas e ocasionais nevadas.
 
Relevo
Gramado está localizado na Serra Gaúcha mais precisamente na Região das Hortênsias. Possui um relevo bastante acidentado tendo sua área urbana localizada a 830 metros de altitude. A combinação deste relevo com a hidrografia abundante proporciona à Gramado diversas cascatas e vales.
 
Vegetação
A vegetação típica de Gramado é a mata de araucárias, entretanto, nos locais mais baixos, encontramos também a mata atlântica.
 
Economia
Com uma economia voltada ao turismo (90% de sua receita é proveniente da atividade turística), a cidade recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de turistas. Conforme dados da Embratur, os turistas de fora do país gastam em média US$ 79/dia. O turista doméstico, US$ 46/dia (dado CVC).
 
Indústria
Atualmente existem mais de 100 indústrias no setor de móveis, 19 fábricas de chocolates, dezenas de malharias e outra centena de empresas que trabalham na construção civil – um dos setores mais rentáveis do município.

A agroindústria também tem grande destaque na economia local, uma vez que emprega famílias inteiras – de imigrantes italianos e alemães em sua maioria – em mais de 70 empresas artesanais ou semi-artesanais que produzem mel, geléia, vinho, queijo, graspa, pão caseiro e cuca.

Um detalhe da atividade econômica local é a utilização de matéria prima da própria região, como a madeira, o couro e os produtos coloniais. Mais de 300 artesãos fazem parte da associação municipal da classe, sendo que 100 famílias dependem exclusivamente desta atividade econômica.

 
Comércio

A cidade conta com diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música, vestuário. Destacam-se também os restaurantes.
 
Educação
Gramado possui 17 escolas de ensino fundamental e 14 escolas de educação infantil (creches). Junto às escolas existem 13 ginásios de esportes. Nas 31 escolas, Gramado possui cerca de 4.200 alunos.
 
Saúde
Gramado conta com o Hospital Arcanjo São Miguel, com serviço de emergência 24 horas. A Secretaria da Saúde do município coordena os sete postos de saúde da cidade e, através deles, atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em junho de 2008, coloca a saúde pública de Gramado na décima posição de todo o Brasil.
 
Segurança
Gramado conta com duas delegacias da Polícia Civil e um destacamento de 31 homens da Brigada Militar.
 
 

 


www.ufo.tv.br

Conheça a cidade de Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos

 
Prefeitura Municipal
Jornal de Gramado
Wikipédia
Mapas
Como chegar
   

Gramado


 

 

WM INTERNET